fbpx

Estudar_Saude-Mental

Como os seus estudos podem ajudar com a sua saúde mental

como fazer para:

✔ Prevenir doenças
✔ Melhorar a socialização 
✔ Elevar sua autoestima 
✔ Lhe Dá novo sentido para vida 


Gostou? Não deixe de ler….

A reserva cognitiva (RC) é a capacidade que o cérebro tem de armazenar as habilidades aprendidas ao longo do tempo, fator esse que pode diminuir quadros de demência e doenças neurodegenerativas. 

De acordo com a pedagoga e psicopedagoga Ilda Camila S. Meira essas habilidades também conhecidas como habilidades cognitivas, que é um conjunto de habilidades aprendidas, em diferentes graus, ao longo da vida e desenvolvimento de uma pessoa.

Exemplo: habilidade motora, intelectual, sensorial, são fatores importantes para o desenvolvimento e manutenção da RC e da sua saúde mental.

Pesquisas também apontam que a aprendizagem na melhor idade é um excelente estímulo para criar conexões entre os neurônios, tornando assim o cérebro mais resistente.

Ainda segundo Ilda Meira, estímulos como: atividades físicas e, principalmente o estudo, ajudam a aumentar significativamente as reservas cognitivas na 3ª idade.

Manter o cérebro sempre ativo através de aprendizagens contínuas, como fazendo novos cursos, é um ótimo exercício mental.

Pensando nisso listamos alguns tópicos extraídos do jornal EXTRA on-line, que apontam os benefícios da volta aos estudos na “melhor idade”.

Veja 5  desses benefícios para a sua saúde mental:

Primeiro: Previne doenças

Estimular o cérebro a aprender informações novas diminuem as chances de desenvolver demências

Segundo: Melhora socialização

Apesar de ser difícil no começo, é grande a possibilidade de que os idosos ampliem seu rol de amizades. O convívio entre diferentes gerações proporciona trocas benéficas para jovens e pessoas na terceira idade

Terceiro: Eleva autoestima
Ao estudar algum assunto de interesse próprio, o idoso passa a se sentir mais feliz e realizado, o que aumenta a autoestima, fazendo com que ele se sinta ainda mais motivado a continuar

Quarto: Dá novo sentido para vida

Muitas vezes as pessoas na terceira idade entram em depressão por não possuírem mais desejos e objetivos após a aposentadoria ou a saída dos filhos de casa: voltar a estudar faz com que estes idosos encontrem motivação para continuar

Quinto: Estimula novas “saídas”

Agregar conhecimento ajuda os idosos a pensarem novas soluções para problemas recorrentes: estimula a criação de novas ideias

Eu e a equipe da Upcarreira temos a missão de lhe ajudar com a saúde da sua mente promovendo cursos práticos que proporcionam um maior sentido para a vida de nossos alunos. 

Quer ter novas saídas através do seu conhecimento e ao mesmo tempo manter sua saúde mental? 

 

Conheça nossos Cursos Online de Formação Rápida e Prática nas Áreas de Engenharia, Arquitetura, Empreendedorismo, acesse o site:

cursos online upcarreira