fbpx
Softwares Engenharia Civil 2
Softwares Engenharia Civil 2

A importância dos softwares na engenharia civil.

 

Por UPCarreira Educação

O uso da tecnologia na Engenharia Civil vem cada vez mais tomando espaço como ferramenta indispensável, pois com o uso de softwares de engenharia civil e equipamentos tecnológicos, diversos processos que, outrora, exigiam tempo e demanda, hoje são facilmente executados e simplificados.

Com o avanço da tecnologia e programas específicos para a engenharia civil, a qualidade dos projetos entregues a curto prazo, vem crescendo consideravelmente, uma vez que, o índice de erros tende a ser bem menor, ou quase zero e isso vem gerando grande interesse por parte dos contratantes, que necessitam de mão de obra e projetos de alta qualidade em pouco tempo, na procura de companhias e /ou engenheiros que já aderiram ao uso de softwares e equipamentos de TI.

Hoje, o uso da tecnologia na engenharia civil, está além da otimização dos serviços, fatores como: 

  • a redução de desperdícios de materiais, 
  • sustentabilidade e menor impacto ambiental 

Essa ferramenta é essencial ao atual modelo de prestação de serviço de um engenheiro civil, uma vez que amplia o leque de benefícios ao incluir também a possibilidade de menor impacto negativo ao meio ambiente.

 

Neste contexto os softwares para construção civil, vem sendo grandes aliados por facilitar e ajudar ao engenheiro a entender melhor cada etapa de uma obra, mas claro, tendo como ferramenta diferentes tipos de softwares cada um de acordo com o seu seguimento.

O avanço tecnológico e os atuais softwares

Esses recursos propiciam otimizar o uso de materiais, controlar melhor o orçamento de uma obra e finalizar etapas da construção de maneira mais rápida. Hoje é possível utilizar uma máquina, substituir vários trabalhadores braçais e encerrar uma atividade em menos tempo.

Os programas para engenharia civil também devem ter foco na sustentabilidade. Isso significa que é relevante o uso racional e adequado dos recursos naturais.

Também é necessário que os projetos priorizem a questão ambiental, permitindo que os locais construídos tenham menor consumo de energia elétrica. Os novos sistemas e equipamentos fizeram com que a engenharia civil valorizasse a eficiência energética.

A leitura de publicações para obter conhecimento e aumentar as chances de resolução das demandas do cotidiano é importante. Contudo, é preciso adquirir experiência profissional para compreender como funcionam os dispositivos eletrônicos voltados para o aumento da segurança de uma obra, por exemplo. 

 

Dica de Estudos: Aprenda mais sobre os principais softwares para cálculo estrutural e estruturas do mercado e como você pode Aprimorar seus Conhecimentos em Estruturas, CLIQUE NO BANNER ABAIXO E FAÇA A MATRÍCULA GRATUITAMENTE:
 

webinar-gratuito-calculo-estrutural

Conheça alguns softwares usados pelos atuais engenheiros

Softwares Engenharia Civil
Softwares Engenharia Civil

Como já dito, a tecnologia agora é ferramenta padrão na engenharia civil e no atual mercado há vários programas que podem te ajudar a se atualizar.

  • Software Cypecad: Permite calcular concepções estruturais praticamente ilimitadas, inclusive combinações peças em concreto armado como pilares, vigas e lajes com perfis metálicos.
    Vários tipos de pilares incluindo pilares-parede, poços de elevador e caixas de escada por Elementos Finitos.

    Quer Aprender Cypecad? Curso Cypecad na Prática – Clique Aqui e Saiba mais
  • Cype / Metálicas 3D – Software para Projeto de Estruturas Metálicas O Metálicas 3D é um software para cálculo estrutural e dimensionamento de elementos estruturais metálicos, estruturas de alumínio e estruturas de madeira.

Quer Aprender Cype Metálicas 3D? Clique Aqui e Saiba mais

  • SAP2000 – Software para Análise Estrutural e Dinâmica, Linear e Não-Linear por Elementos Finitos. O nome SAP tem sido sinônimo de estado da arte de métodos analíticos, desde o seu surgimento, há mais de 30 anos.

Quer Aprender SAP2000? Clique Aqui e Saiba mais

  • Revit para engenharia estrutural e BIM (Desenho Estrutural). Simplifique os projetos, desde o conceito de design até a fabricação, com o software Revit® Building Information Modeling. Melhore a precisão da instalação e aumente a viabilidade da construção conectando seu projeto estrutural ao modelo detalhado.


Quer Aprender Revit e BIM? Clique Aqui e Saiba mais

 

Dos programas para engenharia civil, a ferramenta BIM se diferencia pela criação de plantas de construção bem detalhadas, onde estão informações relacionadas a itens, como espessura, insumos e metragem. A plataforma integra dados que ajudam a ter uma visão global da obra, permitindo acessar informações sobre vários elementos, como:

  • estrutura;
  • fundação;
  • instalações elétricas;
  • instalações hidrossanitárias;
  • orçamento;
  • planejamento;
  • serviços preliminares.

Ao verificar a planta de uma cozinha pelo software BIM, é possível visualizar todos os componentes utilizados. O sistema fornece dados, por exemplo, sobre o custo de uma pia e a quantidade de unidades desse item disponível no estoque.

Vantagens

Sendo um dos programas para engenharia civil mais utilizados no mercado, a plataforma BIM proporciona uma série de benefícios, como:

  • acesso fácil da equipe às informações do projeto;
  • ambiente mais favorável para o trabalho colaborativo, já que permite a edição de dados pelos que fazem parte da obra;
  • análise mais detalhada das ações, facilitando a tomada de decisão e evitando erros;
  • mais rapidez na construção, pois o projeto criado é uma referência bastante exata de como ficará a construção;
  • redução de custos devido à facilidade de estabelecer os itens necessários para concluir a obra.

Com certeza, o uso da plataforma BIM é um diferencial impactante o futuro engenheiro civil. Afinal, cria condições para o trabalho ser executado com mais qualidade, rapidez e menos custos.

 

Quer Aprender Revit e BIM? Clique Aqui e Saiba mais

 

 

Dica de Estudos: Aprenda mais sobre os principais softwares para cálculo estrutural e estruturas do mercado e como você pode Aprimorar seus Conhecimentos em Estruturas, CLIQUE NO BANNER ABAIXO E FAÇA A MATRÍCULA GRATUITAMENTE:
 

webinar-gratuito-calculo-estrutural

 

Com a atual tecnologia integrante dos vários ramos profissionais, e com os benefícios oferecidos por essa “ferramenta” no ramo da engenharia, é primordial que você engenheiro tenha um bom conhecimento dos programas para engenharia civil. Isso fará de você um profissional mais qualificado e capacitado para o mercado.

Se Interessou pelo assunto e quer saber onde aprender a utilização dos softwares citados acima, acesso o site:

https://www.upcarreira.com.br                                               

E comece a se preparar hoje mesmo para a nova tendência do mercado da engenharia civil. Seja um profissional tecnológico.

 

Fonte: upcarreira.com/blog

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *