fbpx

Como se formar como Engenheiro Civil Calculista Estrutural?

Guia prático de como ser um Engenheiro Civil Calculista Estrutural de Sucesso!

Durante a graduação do curso de engenharia civil, principalmente no início do curso, é normal que o universitário tenha dúvidas sobre a “área” que irá seguir após a conclusão de seu curso.

Boa parte dos estudantes de Engenharia Civil têm como objetivo inicial trabalhar com algo relacionado à construção civil. No entanto, esse objetivo geralmente muda no decorrer do curso, uma vez que o Engenheiro Civil pode atuar em muitas “áreas”, por exemplo, trabalhar com o cálculo de estruturas.

O que faz um Engenheiro Calculista Estrutural?

Um Calculista é responsável por realizar os cálculo dos elementos estruturais das construções, tais como as reações, os esforços e as deformações e, após, calcular e dimensionar as peças necessárias para suportar esses esforços sem grandes danos as estruturas, comprometendo assim sua utilização e possíveis acidentes, portanto Calcula e dimensiona as peças necessárias para suportar esforços em conformidade com as normas técnicas.

 

webinar-gratuito-calculo-estrutural

Como ser um Engenheiro Calculista Estrutural?

Para se “formar” um Calculista Estrutural é necessário que o estudante de engenharia civil esteja atento às matérias que se referem à Estruturas no decorrer da Graduação, tais como: Mecânica dos Sólidos, Estática das Estruturas, Resistências dos Materiais, Hiperestática, ferramentas computacionais, dentre outras.

É também aconselhável o estudante fazer cursos livres, extensão e de especialização na área. A UPCarreira terá no inicio de 2017 um curso de Especialização e Extensão em Projeto em Cálculo Estrutural Online na Prática, assim como outros cursos na área como Métodos dos Elementos Finitos, dentre outros.

Uma exigência comum é o domínio sobre softwares de cálculo e modelos matemáticos. A boa notícia é que a oferta de cursos na área de estruturas é relativamente ampla.

Quais Aptidões necessárias? 

Ter embasamento técnico sobre teoria das estruturas, funcionamento dos modelos estruturais e análise estatística; ótimo raciocínio espacial; gostar de matérias como matemática e física, ser curioso tendo uma postura pró-ativa para identificar problemas e propor soluções. 

Quanto ganha um Engenheiro Calculista Estrutural?

Segundo pesquisa da Catho em média um Engenheiro Calculista 6.776,84 podendo ganhar até R$ 10.000

“Vale lembrar que a maturidade profissional costuma ocorrer por volta dos 10 anos de atuação, com isso o profissional passa a colher os frutos da sua dedicação e busca pelo conhecimento na área, ou seja, os seus trabalhos passam a ser ainda mais requisitados.” (fonte: http://www.cursoseprofissoes.com)

Onde encontrar oportunidades de Trabalho?

Principalmente em escritórios de projetos e consultorias, em construtoras e em empresas fornecedoras de sistemas construtivos. Áreas que envolvem sistemas estruturais racionais, como pré-fabricados de concreto, construção metálica e alvenaria estrutural são bons campos para quem busca especialização. (Fonte: Revista techne Pini)

Dicas de um Engenheiro Experiente na Área: 

“Eu recomendaria a realização de cursos de especialização em área de interesse; investir em atualização contínua, em dominar softwares de projetos estruturais, bem como outros idiomas. Também acho que o sucesso depende de se ter disposição para o aprendizado constante e estar atento aos erros e acertos dos colegas, com os quais se pode aprender muito.” Divulgação: Tecnicalc

Moacir Hissayassu Inoue, diretor técnico da Tecnicalc Consultoria e Projetos Estruturais

Onde Estudar? 

 

Dica de Estudos: Aprenda mais sobre os principais softwares para cálculo estrutural e estruturas do mercado e como você pode Aprimorar seus Conhecimentos em Estruturas, CLIQUE NO BANNER ABAIXO E FAÇA A MATRÍCULA GRATUITAMENTE:
 

webinar-gratuito-calculo-estrutural

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *