Como se formar como Engenheiro Civil Calculista Estrutural?
Guia prático de como ser um Engenheiro Civil Calculista Estrutural de Sucesso!
Durante a graduação do curso de engenharia civil, principalmente no início do curso, é normal que o universitário tenha dúvidas sobre a “área” que irá seguir após a conclusão de seu curso.
Boa parte dos estudantes de Engenharia Civil têm como objetivo inicial trabalhar com algo relacionado à construção civil. No entanto, esse objetivo geralmente muda no decorrer do curso, uma vez que o Engenheiro Civil pode atuar em muitas “áreas”, por exemplo, trabalhar com o cálculo de estruturas.
O que faz um Engenheiro Calculista Estrutural?
Um Calculista é responsável por realizar os cálculo dos elementos estruturais das construções, tais como as reações, os esforços e as deformações e, após, calcular e dimensionar as peças necessárias para suportar esses esforços sem grandes danos as estruturas, comprometendo assim sua utilização e possíveis acidentes, portanto Calcula e dimensiona as peças necessárias para suportar esforços em conformidade com as normas técnicas.
Como ser um Engenheiro Calculista Estrutural?
Para se “formar” um Calculista Estrutural é necessário que o estudante de engenharia civil esteja atento às matérias que se referem à Estruturas no decorrer da Graduação, tais como: Mecânica dos Sólidos, Estática das Estruturas, Resistências dos Materiais, Hiperestática, ferramentas computacionais, dentre outras.
É também aconselhável o estudante fazer cursos livres, extensão e de especialização na área. A UPCarreira terá no inicio de 2017 um curso de Especialização e Extensão em Projeto em Cálculo Estrutural Online na Prática, assim como outros cursos na área como Métodos dos Elementos Finitos, dentre outros.
Uma exigência comum é o domínio sobre softwares de cálculo e modelos matemáticos. A boa notícia é que a oferta de cursos na área de estruturas é relativamente ampla.
Quais Aptidões necessárias?
Ter embasamento técnico sobre teoria das estruturas, funcionamento dos modelos estruturais e análise estatística; ótimo raciocínio espacial; gostar de matérias como matemática e física, ser curioso tendo uma postura pró-ativa para identificar problemas e propor soluções.
Quanto ganha um Engenheiro Calculista Estrutural?
Segundo pesquisa da Catho em média um Engenheiro Calculista 6.776,84 podendo ganhar até R$ 10.000
“Vale lembrar que a maturidade profissional costuma ocorrer por volta dos 10 anos de atuação, com isso o profissional passa a colher os frutos da sua dedicação e busca pelo conhecimento na área, ou seja, os seus trabalhos passam a ser ainda mais requisitados.” (fonte: http://www.cursoseprofissoes.com)
Onde encontrar oportunidades de Trabalho?
Principalmente em escritórios de projetos e consultorias, em construtoras e em empresas fornecedoras de sistemas construtivos. Áreas que envolvem sistemas estruturais racionais, como pré-fabricados de concreto, construção metálica e alvenaria estrutural são bons campos para quem busca especialização. (Fonte: Revista techne Pini)
Dicas de um Engenheiro Experiente na Área:
“Eu recomendaria a realização de cursos de especialização em área de interesse; investir em atualização contínua, em dominar softwares de projetos estruturais, bem como outros idiomas. Também acho que o sucesso depende de se ter disposição para o aprendizado constante e estar atento aos erros e acertos dos colegas, com os quais se pode aprender muito.”
Moacir Hissayassu Inoue, diretor técnico da Tecnicalc Consultoria e Projetos Estruturais
Onde Estudar?
- UPCarreira Educação: www.upcarreira.com.br
Dica de Estudos: Aprenda mais sobre os principais softwares para cálculo estrutural e estruturas do mercado e como você pode Aprimorar seus Conhecimentos em Estruturas, CLIQUE NO BANNER ABAIXO E FAÇA A MATRÍCULA GRATUITAMENTE: