fbpx

Os 5 Principais Softwares para Cálculo Estrutural

A maior dificuldade para maioria dos engenheiros em relação a começar a trabalhar com algum Software em cálculo estrutural  é o medo de não conseguir aprender: tanto pela complexidade que  aparenta ter o software ou pela falta de tempo para começar a fazer o primeiro projeto. Segundo a minha experiência em lecionar para mais de 3.000 alunos durantes esses anos, a procrastinação é uma das barreiras a ser vencida por qualquer engenheiro para começar a aprender e trabalhar com esses softwares. 

Por esse motivo resolvi gravar um vídeo que já foi visto por mais de 10.000 engenheiros estruturais no youtube falando sobre os principais softwares do mercado, após assistir o vídeo, participe também clicando no link dos nossos webnários gratuitos em cálculo estrutural gravados pelos  professores e engenheiros da Upcarreira Educação: Abraço bom Vídeo

QUER APRENDER MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO? CLIQUE NO LINK ABAIXO E PARTICIPE DOS WEBNÁRIOS GRATUITOS EM CÁLCULO ESTRUTURAL GRAVADO POR ENGENHEIROS DE ESTRUTURAS: 

Software para Engenharia, uma Importante Ferramenta Auxiliar

Nos dias atuais, todas as etapas de um projeto apresentadas anteriormente, isto é, desde a concepção estrutural até a emissão de plantas, são amplamente influenciadas pelo uso de um computador.

Devido à enorme produtividade e eficiência exigidas pelo mercado, a utilização de um sistema computacional específico para a elaboração de projetos estruturais é praticamente imprescindível. Não há mais espaço para que as estruturas sejam calculadas inteiramente de forma manual.

Software na Engenharia, ferramenta auxiliar

Porém, é importante lembrar que um sistema computacional, por mais sofisticado que seja, é apenas uma ferramenta auxiliarA responsabilidade pelo projeto é sempre do Engenheiro que o manipula.

Realizando uma pesquisa no mercado e testando os softwares de Cálculos de estruturas de concreto armado, podemos destacar os seguintes softwares abaixo:

Software Cypecad: Permite calcular concepções estruturais praticamente ilimitadas, inclusive combinações
peças em concreto armado como pilares, vigas e lajes com perfis metálicos.
Vários tipos de pilares incluindo pilares-parede, poços de elevador e caixas de escada por
Elementos Finitos.


Vigas normais e invertidas, “T”, rasas, treliças, etc.
Lajes planas, cogumelo, pré-fabricadas, nervuras e alveolares de geometria irregular para
os panos, aberturas, rebaixos e balanços.
O módulo de “muros armados” permite calcular reservatórios, piscinas e cortinas de concreto armado sujeitos a pressão hidrostática e empuxos de terra.
Os tipos de fundações podem ser sapatas isoladas ou corridas, blocos sobre estacas,
vigas baldrame, radiers com vigas de equilíbrio e cintas de amarração.

Software TQS: este software é utilizado no cálculo estrutural de concreto armado, concreto protendido (com maior resistência à tração), alvenaria estrutural e estruturas pré-moldadas. 

Através de uma interface amigável e um editor CAD direcionado para Engenharia, o Engenheiro/Usuário do sistema cria a estrutura, isto é, define a posição e a dimensão dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes, …) bem como as ações que atuarão na estrutura (sobrecarga permanente, acidental, vento, …).

Com base neste lançamento de dados, o sistema gera e calcula automaticamente modelos matemáticos, compostos por grelhas e pórticos espaciais, que simulam o comportamento de toda a estrutura.

Através de visualizadores gráficos específicos que mostram diagramas de esforços e deslocamentos, bem como de relatórios detalhados, o Engenheiro analisa e interpreta os resultados oriundos do processamento.

De acordo com as esforços obtidos, o sistema automaticamente dimensiona e detalha as armaduras necessárias em cada um dos elementos estruturais.

  

Software Eberick: 

O que o Eberick faz o Software:

Modelagem, análise, dimensionamento e detalhamento de estruturas em concreto armado.

Modelo tridimensional da estrutura

O Eberick possui um ambiente de CAD próprio, com recursos específicos para modelagem de pilares, vigas, lajes, escadas, fundações, reservatórios, muros e elementos de outros materiais. O modelo criado pode ser visualizado no pórtico 3D, facilitando o entendimento da geometria proposta.

Cype / Metálicas 3D – Software para Projeto de Estruturas Metálicas

O Metálicas 3D é um software para cálculo estrutural e dimensionamento de elementos estruturais metálicos, estruturas de alumínio e estruturas de madeira.

Possui uma entrada de dados gráfico fácil, onde o usuário pode desenhar a estrutura com um prático comando de cotas. Basta informar as dimensões do projeto ou importar um desenho feito em qualquer software CAD (arquivos dwg ou dxf) e as linhas do desenho serão transformadas em barras, sem a necessidade de redesenhar toda a estrutura.

SAP2000 – Software para Análise Estrutural e Dinâmica, Linear e Não-Linear por Elementos Finitos

O nome SAP tem sido sinônimo de estado da arte de métodos analíticos, desde o seu surgimento, há mais de 30 anos.O SAP2000 segue a mesma tradição, com uma interface, sofisticada, intuitiva e versátil proporcionada por um sistema de análise estrutural inigualável e ferramentas de auxílio ao projeto, para engenheiros que trabalham com infraestrutura de transporte,obras industriais, públicas,instalações ginasios de esportes, para geração de energia, etc.

Desde seu ambiente de modelagem gráfica baseado em objetos3D até a grande variedade de opções de análise e de projeto completamente integrados por meio de uma poderosa interface, o SAP2000 tem provado ser o programa estrutural, para uso geral, mais integrado, produtivo e prático do mercado.

Revit para engenharia estrutural (Desenho Estrutural)

Simplifique os projetos, desde o conceito de design até a fabricação, com o software Revit® Building Information Modeling. Melhore a precisão da instalação e aumente a viabilidade da construção conectando seu projeto estrutural ao modelo detalhado.

QUER APRENDER MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO? CLIQUE NO LINK ABAIXO E PARTICIPE DOS WEBNÁRIOS GRATUITOS EM CÁLCULO ESTRUTURAL GRAVADO POR ENGENHEIROS DE ESTRUTURAS: